quarta-feira, janeiro 18, 2006

UM LIVRO À QUARTA

Sim, também aderi! Podem consultar, na nova caixa lateral que criei sobre o tema, a lista de blogues que já aderiram a esta iniciativa. E vamos lá a ver se tenho tempo para um livro todas as quartas...

Então lá vai o primeiro (para ler com sotaque brasileiro):


Caetano Veloso, Verdade Tropical


Esse livro me fascinou. Para além de ser um documento histórico sobre o Brasil e a música brasileira importantíssimo, é um testemunho terno e extremamente rico de uma alma simples e humilde sobre sua vida e a forma inigualável com que nos encantou (e sempre encantará) com sua música. Um livro que nos revela que os grandes Homens (e as grandes Mulheres) não precisam da luz exibicionista do estrelato para brilharem: eles e elas possuem brilho próprio, como os astros celestes, e é essa luz que empresta mais beleza ao mundo.

Ao longo do livro, várias vezes nos deparamos com desabafos sinceros deste grande compositor, sobre a dúvida da qualidade da sua música, comparando-se com outros (grandes também, é certo) sempre se colocando numa posição inferior. O que, no fundo, apenas reforça a inquestionável qualidade da sua obra: é esta atitude perante a vida, de verdadeira humildade, sempre crítica e tentando melhorar, que faz dele o artista que é. Só quem sempre procura superar-se e melhorar de dia para dia cresce verdadeiramente, em todos os sentidos.

Não sei já onde li algo como isto: que as músicas do Caetano são intemporais, parecem existir desde sempre, fazer parte da beleza natural do mundo a partir do momento em que ele transforma essa beleza em algo inteligível para nossos ouvidos. Concordo inteiramente, a música que ele nos oferece nasce da sua alma e da sua voz e rapidamente se espalha pelo mundo com a magia do vento, que a semeia em beleza e luz.

4 comentários:

Paulo Silva disse...

O livro ainda não tive oportunidade
de lêr, mas das musicas gosto bastante.

sm disse...

Bem vinda à iniciativa da Mimi!!!

É um dos meus músicos preferidos, já estive para comprar um livro dele mas acho que não era este... Fiquei curiosa.

As melhoras do filhote!!

:)
***

Ana G disse...

Olá Papu. Antes de mais obrigada pelo comentário solidário no meu blog. De facto precisamos que as pessoas manifestem a sua preocupação pelo assunto, para que muitas coisas começem a mudar, não só em Portugal, mas tb no resto do mundo. Por isso há que divulgar e fiquei muito agradada por me teres linkado no teu espaço.

Vai aparecendo.
Abraço de Aveiro, hiper gelado, mas sunny :)

papu disse...

O Caetano é o máximo!!!

Paulo: é bom ver-te por aqui!

Sandra: é um prazer aderir a esta iniciativa, gosto muito de ler! Só espero conseguir cumprir...

Hangar: também vou aparecendo no teu cantinho. Obrigada :)

Alex: fascínio é pouco! ;)

Beijos a todos!