quarta-feira, maio 17, 2006

AINDA IMPRESSIONADA

Jorge Amado, Capitães da Areia




com os acontecimentos de S. Paulo, no Brasil, lembrei-me deste livro. A história dos meninos de rua. Meninos das favelas. Meninos ladrões, meninos bandidos, meninos que nunca o foram, que nasceram e tiveram de abandonar a infância demasiado depressa. Meninos que são o retrato futuro de muitos desses bandidos que hoje matam pessoas inocentes e espalham o terror por onde passam. Mas o retrato pintado por Jorge Amado é terno, é comovente, na sua crueldade, na sua realidade, na sua verdade. Jorge Amado consegue retratar esses meninos com incrível precisão, com ternura, com amor, com ódio, com raiva, com tristeza. E cada palavra, cada rosto de criança que ele desenha, cada pegada de menino que ele planta no chão, cada alma humana que ele cria é uma seta apontada ao nosso coração. Ele consegue tocar o nosso íntimo, ele consegue fazer-nos sentir crianças, nós, essas crianças abandonadas, sem nada, sem voz, sem vida, apenas com as lágrimas e as marcas de uma vida inimaginável. Mas ele traz para cada rosto e cada coração de criança uma humanidade incomparável, impressionante. Nós vemo-nos, revemo-nos, escutamo-nos nas suas palavras. E choramos. E rimos. E voltamos a chorar. Eu chorei, muito, quando o li. Tinha 15 anos e nunca mais esqueci os Capitães da Areia.

5 comentários:

S disse...

Chrei tanto tanto tanto ao ler esse livro... mas não conseguia despregar os olhos daquelas palavras, que absorvia intensa e sofregamente.
Também devia ter cerca de 15 anos quando o li.
Também ainda não o consegui esquecer...
Também ainda me impressiona...
Aflige-me ainda mais saber que é uma realidade ainda presente naquele país, e sem fim à vista...
S

Anónimo disse...

papu,
já enviei a foto
:)

Anónimo disse...

Esse livro é muito parecido com estilo Realista,uma espécie de O cortiço.Porém,a reflexão que ele nos proporciona é fantástica.

Anónimo disse...

Esse livro é muito parecido com estilo Realista,uma espécie de O cortiço.Porém,a reflexão que ele nos proporciona é fantástica.

Anónimo disse...

bom...
pra começar....
onde ja se viu falar de homosexualismo e pornografias em um só livro?!!??!!!
é horrorizante as vezez da nojo!!!
eca-t...
td bem q mostra a realidade no brasil mas...eu só tenhu 14 aninhos!!!hiohihi
xxauuu