José Eduardo Agualusa, Estranhões e Bizarrocos
Primeiro tenho de dizer que José Eduardo Agualusa é um dos meus autores preferidos.
Angolano, jornalista e escritor, conhece como ninguém a realidade angolana, a da guerra e a do pós-guerra, as intermináveis lutas e abusos de poder, a luta diária de um povo pelos seus direitos básicos, a miséria desse povo enquanto a riqueza do país está a saque e nas mãos de largas dúzias de governantes corruptos. É esta realidade que ele nos traz em alguns dos seus livros.
Mas este autor é acima de tudo um cidadão do Mundo: já viveu também em Berlim e no Rio de Janeiro. Um dos seus livros, O Ano em que Zumbi tomou o Rio, retrata-nos o cenário de um Brasil à beira de uma autêntica guerra civil, uma revolução armada que tem início nas favelas, e traça-nos um retrato impressionantemente realista do que se passa nesse "outro mundo" marginalizado, o dia a dia de confrontos armados com as forças policiais, o negócio e tráfico de armas que prospera nos becos e nas ruelas. Cenário que é quase uma premonição: se os governos não tomarem medidas reais e não encararem o problema de frente, esta guerra pode explodir a qualquer momento.
Mas dos seus outros livros falarei noutra altura; hoje queria sugerir-vos a leitura de Estranhões e Bizarrocos: um conjunto de estórias para crianças absolutamente delicioso. É que, para além de tudo o que já referi, a escrita de José Eduardo Agualusa possui uma poesia e uma sensibilidade humana profundas. Cada estória é uma flor rara de ternura e beleza.
9 comentários:
Não conheço este autor, mas fiquei curiosa. Obrigada pela sugestão.
Comprei este livro há cerca da duas semanas, para eles. Não conhecia - foi o título que me cativou.
(E agora cativam-me/nos as histórias.)
Aparte: por momentos, pensei que a família ia aumentar.
amanhã é que é
será que é desta...?
Paula: ai q é hoje q não durmo ;)
Francisca: não percebi o aparte... qual família, a minha? Mas porquê??
MM: compra, q vale a pena! Aliás, na Pais & Filhos deste mês vi q saiu um novo livro dele para crianças: a girafa que comia estrelas. Vou pedir à minha mãe para mo mandar!
Ah, espera... acho q já percebi... é o título, não é, vamos ao terceiro? pois, é q esta cabeça às vezes é muuuuito lenta! ;)
mais um agualusa! é bom, pois é...
É, é :)
Oi, estou precisando de uma informação sobre Agualusa, soube que ele tem um blog. Voce conhece? se for possivel pode enviar o endereço para mim? herbertmacario@yahoo.com.br
de qualquer modo outro dia passo aqui. um abraço. herbert
Enviar um comentário