quinta-feira, fevereiro 02, 2006

ISTO É INGLATERRA II


As chaminés de Londres

são, na sua maioria, chaminés-fantasma. Por elas só sobem os fumos de antigas lareiras de sala, que ainda funcionem. Quando isso não acontece, estão mesmo lá só para enfeitar.

A maioria das casas não tem exaustão na cozinha. O escoamento dos fumos das caldeiras dos aquecimentos centrais são feitos por pequenos buracos nas paredes, e por um tubo que atravessa esse buraco, como podemos ver na fotografia de baixo. Estas zonas de escape de fumos existem em todas as casas à altura do andar térreo (que é onde ficam as cozinhas).


quanto aos fumos provenientes do fogão, a única solução é abrir a janela ou a porta.

Em algumas casas, o escoamento de águas é feito desta maneira:

Aqui vem parar toda a água proveniente da cozinha e casa de banho (banheira e lavatório). O escoamento dos esgotos não é feito por aqui, vai directamente para a caixa de esgotos.

4 comentários:

sm disse...

Não é muito agradável, não senhor!

:)
Sandra

papu disse...

Alex: o estado da canalização do gás dava outro (e longo) post!

Enfim, pode ser que ainda vos fale sobre essas e outras coisas... se estiver para aí virada!

(mas felizmente não há fugas de gás. Já tivémos fugas de gás duas vezes cá em casa, e nisso eles são impecáveis: vêm logo a correr. O problema depois é a reparação da dita, que fica a cargo do dono da casa, neste caso do senhorio. Só para teres uma ideia, tivémos de pagar do nosso bolso e descontar na renda, porque o senhorio não mexeu uma palha!

A última fuga de gás foi há pouco tempo, já o Diogo tinha pertido a perna. Ligámos para o nº de emergência. geralmente eles aparecem uma 2 horas depois e se detecatrem fuga, fecham o gás e nós é q temos de chamar alguém para fazer a reparação - como acho q se passa aí. Neste caso, qd souberam q havia uma criança com uma perna partida cá em casa, chegaram nem tinha passado uma hora, o homem detectou a fuga e fez a reparação. Quando há crianças metidas no barulho - e crianças doentes - eles não brincam em serviço. Até porque podem ser facilmente processados por negligência, caso aconteça alguma coisa)

Mónica disse...

interessante post (se conseguir comentar... ai caetano) sobre a arquitectura inglesa, história, cultura, etc

Tilangtang disse...

feia essa Inglaterra!