quarta-feira, setembro 06, 2006

IRMÃOS

Quando o David não quer brincar com ele, chora, chora, chora, que dá dó. Acontece frequentemente no parque, quando o irmão brinca com a turma dele, ou encontra algum miúdo da mesma idade para brincar. O mais novo sente-se perdido e chora, como um bebé. Vem para o pé de mim, faz beicinho, "eu quia o David...", "Vai chamá-lo, filho, vai lá!", "Mas eu quia qui ele viéxe buscá-me..."

Fica mesmo desconsolado. Depois, quando chegamos a casa e tem o irmão só para ele, os olhos voltam a brilhar-lhe.

O David brinca imenso com ele. Sempre achei que, como a diferença de idades deles, não brincassem tanto, mas enganei-me. Dá gosto vê-los brincar. São amigos, companheiros, cúmplices. Quando o David quer jogar na x-box, manda sempre o irmão perguntar. E lá vem ele: "Mãe, podemos jogál?" Se eu digo que sim, a excitação na voz dele cresce: "Ela dixe qui xim!!!" Se a resposta é não, a vozinha dele também é inequívoca: "Ela dixe qui não..." Mas geralmente o David berra de lá, a voz já amuada: "Eu já ouvi!!!"

Às vezes são inseparáveis. Não querem dormir separados. Se bem que o Diogo a meio da noite se esqueça deste pormenor e venha ter comigo à cama, o David no outro dia acorda chateado por não ter o irmão ao lado dele.

Outras vezes têm brigas e birras insuportáveis. O David adora "picar" o Diogo. O Diogo dá gritos histéricos de cada vez que o David o provoca. Quanto mais um grita, mais o outro se diverte e continua com a coisa. Às vezes são motivos tão parvos que a minha pachorra não aguenta. Às vezes parece que me levam à loucura, e os meus ouvidos estoiram com aquela gritaria. Nessas alturas o melhor é fechar os olhos e deixar de ouvi-los, até a birra passar. O que demora sempre algum tempo.

Mas é tal e qual me lembro da minha própria infância: as brigas, as brincadeiras, as risadas, o choro, a amizade, a cumplicidade. Não há nada que se compare a ser irmão.

3 comentários:

Francisca disse...

Pois não.

:)

Alex disse...

Pois não deve haver.

Miduxe disse...

tão bonita essa relação!
bjs