sexta-feira, outubro 20, 2006

HALF TERM


Sabem aquela sensação dos primeiros minutos de uma semana de férias? Ou até pode ser apenas a chamada sensação de sexta-feira à noite. Nesses minutos parece que vamos ter tempo para tudo, e fechamos os olhos a sonhar com os momentos que nos aguardam, expectantes e com os ombros tão leves, que nem que caísse uma enxurrada mudaríamos de disposição. Mas se a acompanhar todo este cenário tivermos um sol brilhante a bater nas janelas e a deixar no ar um calorzinho parecido com o de uma estufa, então o quadro quase que parece perfeito.

E digo quase, porque nós já sabemos que não vai ser nada assim. Qual tempo qual nada! Quando dermos por isso os dias voaram, e não tivémos tempo para nada! Quando olharmos para trás vai parecer que toda a semana se resumiu a um piscar de olhos! E os planos que fizémos com tanto esmero - sair para grandes passeios, manhãs de sol no jardim, piqueniques debaixo das árvores, quem sabe ir até ao mar (mas desta vez mesmo ao mar!) vão sair na sua maioria furados. Quando muito vamos dar umas voltas apressadas, entre o fazer as refeições, arrumar a casa, ir às compras, e sempre com os dois atrás, ainda por cima, meu Deus! Descansar nas férias? Quem é que ousou alguma vez pensar que, depois de ser presenteada com dois rebentos, ia voltar a usar essa palavra? Férias, meus amigos, é uma palavra que para quem é pai ou mãe só tem um significado: trabalho a dobrar. Fica-se muito mais cansado do que em tempo de aulas, sim senhor. E muito, muito mais cansado do que se estivéssemos a trabalhar fora de casa, também! É que ocupar o tempo com outros assuntos, ver outras pessoas e ir a outros sítios também descansa a cabeça, pois.

Ora portanto, férias, nem pensar. Acabámos foi de entrar na intensa maratona familiar que representa o half term. Mas mesmo sabendo tudo isto, a sensação destes primeiros minutos é a de que finalmente posso respirar. E como o tempo se alarga à minha frente! Estranha ilusão, bendita ilusão, que me faz sonhar acordada com largos minutos de descanso e silêncio... Ah, o que é isto? Este barulho por cima da minha cabeça? Parece que estão a atirar pedras para o chão, lá em cima... pois, já percebi, são os gaiatos a brincar no quarto... a brincar... a saltar, a bater com os pés, a atirar com coisas para o chão... ?!? Mas que raio estão eles a fazer? OK, estamos no relax total, deixa-os partir a mobília, deixa-os destruir a casa, que depois logo se vê... olá, agora é o mais novo a chorar... vozes zangadas... "Mau! Mau!", grita um deles. Nada de novo, portanto, as brigas do costume. Uns gritos, uns berros... estamos de férias, não é? Ai ai a minha vida... ;)))

Sem comentários: