quarta-feira, novembro 07, 2007

Nós

O Diogo está cada vez mais contente com a escola. Já sabe algumas letras, já sabe contar, e cada vez quer saber mais. Todos os dias aprende qualquer coisa de novo e gosta de o partilhar. Todos os dias traz um livrinho e insiste para que eu o leia. Às vezes é ele que "lê": conta a história quase com as palavras todas certas, pois à custa de a ter ouvido muitas vezes, consegue recriá-la de cor.

O David está com aquela mania de que o irmão não sabe nada. Está sempre a emendá-lo, e a lembrá-lo da sua ignorância, às vezes com palavras menos simpáticas. Por mais que eu me zangue com ele, não há nada a fazer. Ou antes, há: se calhar ignorar, e elogiar o Diogo pelas aprendizagens que faz. Talvez assim o David entenda que, de facto, são coisas importantes.

Cá para mim ele até entende, mas não pode perder aquela oportunidade de picar o irmão, e de se superiorizar a ele. Como se ele precisasse disso... é claro que não precisa, mas é claro também que quem se tenta superiorizar é porque se sente de algum modo inferior... às tantas são mesmo assim, as famosas guerras de irmãos, as disputas pela atenção dos pais, por serem os melhores, por ganharem sempre ao outro... é mesmo assim e não devemos fazer dramas disso. Digo eu.

Estão constantemente a brigar-se, mas também são os melhores amigos no minuto a seguir. Às vezes só fazem e dizem disparates e exasperam-me a paciência. Às vezes parece que vão deitar a casa abaixo e eu só peço um pouco de sossego. Às vezes olho para eles e vejo-os tão crescidos e sinto o tempo a passar sem dar por ele e peço-lhe que páre, que não vá tão depressa, que me deixe saborear os dias e os minutos. De outras vezes vejo-os tão birrentos e mimados e chatos e bebés, que só me apetece que cresçam logo de uma vez e me deixem a cabeça em paz. E quase sempre (quase sempre) são eles que me devolvem o sorriso e me temperam a distância entre o desespero de não ter tempo para mim e a tranquilidade e o prazer de os acompanhar nesta caminhada.

1 comentário:

Rita Quintela disse...

em forma, portanto!