quarta-feira, maio 21, 2008

A paixão são os livros

Li, num blogue qualquer que já não sei precisar (andei à procura do link, mas não encontro), qualquer coisa como isto: que ir à Feira do Livro (de Lisboa) é uma espécie de paixão: as pessoas sobem e descem, e sobem, e voltam a descer, no meio da multidão, e é difícil ir à casa de banho, (eu diria que é difícil andar, mover-se, mexer um pé), e enumeravam-se mais algumas dificuldades, ou coisas menos boas, enfim, mas as pessoas gostam. Quem corre por gosto não se cansa, não é assim?

Pois eu diria antes: a paixão são os livros. O que se passa é que os portugueses gostam tanto de ler, amam de tal forma os livros, que em nome desse amor não se importam de andar a subir e a descer, e a tentar andar, mexer um pé, ou os dois, e a ver (e a comprar, proeza ainda melhor!) alguns livros, no meio daquela multidão de gente que vai subindo, e descendo, e subindo, e descendo. E indo à casa de banho, pois. (Ou tentando ir).

É verdade: o povo português, que adora dizer mal de si mesmo, é um amante fiel e persistente, em termos de leitura. E vai ao ponto de chegar a afirmar que gosta de ir à Feira, e a gostar mesmo de ir, o que é ainda mais incrível. E tudo isto por amor aos livros! Pasme-se!

E digo mais: no dia em que tivermos eventos literários à escala do nosso país irmão (só para dar um exemplo), Portugal será um país de literatos. E as estatísticas mostrarão que seremos o número um da Europa em hábitos de leitura e em desenvolvimento da literatura. Nem mais.

1 comentário:

LP disse...

Concordo contigo!

Já foste ao http://clube-do-livro.blogspot.com/?