domingo, junho 21, 2009

A minha sobrinha

A Katharina é minha sobrinha e faz hoje anos. É muito bonita (é claro que eu sou suspeita), de uma beleza sem ganchinhos, nem totós, nem trancinhas, nem unhas nem cara pintadas.
Uma vez, já não sei se no verão passado se no outro, estávamos, eu e os miúdos, no parque, e estava lá uma menina para aí da idade dela, com um desses estojos de maquilhagem que fazem as delícias das meninas. A miúda estava a pintar a cara com a cor nº 33 e os olhos com a nº 55, e a minha sobrinha olhava para ela com uns olhos que não enganavam de pura inveja. Eu então colei a minha boca ao ouvido dela e segredei-lhe: "Aquela miúda é mesmo vaidosa, não achas? Mas deixa lá, que tu és muito mais bonita que ela!" (Não disse isto só para lhe agradar, disse-o porque era mesmo verdade). A cara dela mudou de imediato. De olhos brilhantes e peito inchado que nem um balão, que até parecia que ia levantar voo, levantou-se e foi ter com os primos e com o irmão, que brincavam no baloiço. E, não se contendo, lá deu a novidade, em sussurros, mas que eu pude ouvir perfeitamente: "Olha, estás a ver aquela miúda ali? Ela é muito vaidosa mas eu sou mais bonita que ela, foi o que a Papu disse. E também não podemos dizer isso muito alto que é para ela não ouvir..." Pois, ouvi eu e toda a gente que ali estava, aposto. Ah! Ah!

Sem comentários: