Às tantas dei por mim a contar pelos dedos, assim à socapa, para ninguém perceber. Acho que isto é um problema mais ou menos universal, na minha geração e noutras também - quando contamos pelos dedos achamos que estamos a fazer batota, e tentamos esconder tamanha vergonha de não saber fazer contas de cabeça. Ora aqui, nas escolas, passa-se o contrário: são os professores que incentivam o uso dos dedos, quando os miúdos não conseguem lá chegar. Use your fingers!, estão sempre a dizer.
E de facto é demasiado óbvio. Os dedos são mesmo a ferramenta mais à mão - estão mesmo ali na mão - quando se trata de visualização espacial. Porque é disso que se trata, e de uma vez por todas, vejamos se nos entendemos: para aprender a fazer contas as crianças primeiro têm de visualizar no espaço. Não adianta de nada ensinar-lhes a tabuada se elas não entenderem primeiro o que é multiplicar - entender visualizando no espaço. Vendo. Mexendo. E querem coisa melhor para ver a mexer que os próprios dedos?
Deixemo-nos de vergonhas. Contar pelos dedos não é sinal de burrice, é sinal que se é inteligente o suficiente para usar as ferramentas que temos à mão. Os auxiliares não boicotam, ajudam a estruturar as ideias, o pensamento, o raciocínio.
Sem comentários:
Enviar um comentário