terça-feira, março 21, 2006

ALERTA MÁXIMO

EL TAMIFLU, DONALD RUMSFELD Y EL NEGOCIO DEL MIEDO

Extracto de la Editorial del número 81(abril-2006) la revista DSALUD(http://www.dsalud.com/)
por José Antonio Campoy

¿Sabes que el virus de la gripe aviar fue descubierto hace 9 años en Vietnam?
¿Sabes que desde entonces han muerto apenas 100 personas EN TODO EL MUNDO TODOS ESTOS AÑOS?
¿Sabes que los norte americanos fueron los que alertaron de la eficacia del TAMIFLU (antiviral humano) como preventivo?
¿Sabes que el TAMIFLU apenas alivia algunos síntomas de la gripe común?
¿Sabes que su eficacia ante la gripe común está cuestionada por gran parte de la comunidad científica?
¿Sabes que ante un SUPUESTO virus mutante como el H5N1 el TAMIFLU apenas aliviara la enfermedad?
¿Sabes que la gripe aviar hasta la fecha solo afecta a las aves?
¿Sabes quien comercializa el TAMIFLU? LABORATORIOS ROCHE
¿Sabes a quien compró ROCHE la patente del TAMIFLU en 1996? a GILEAD SCIENCES INC.
¿Sabes quien era el Presidente de GILEAD SCIENCES INC y aun hoy principal accionista? DONALD RUMSFELD, actual Secretario de Defensa de USA
¿Sabes que la base del TAMIFLU es el anís estrellado?
¿Sabes quien se ha quedado con el 90% de la producción mundial de este árbol? ROCHE
¿Sabes que las ventas del TAMIFLU pasaron de 254 millones en el 2004 a mas de 1000 millones en el 2005?
¿Sabes cuantos millones más puede ganar ROCHE en los próximos meses si sigue este negocio del miedo?
O sea que el resumen del cuento es el siguiente:
Los amigos de Bush deciden que un fármaco como el TAMIFLU es la solución para una pandemia que aún no se ha producido y que ha causado en todo el mundo 100 muertos en 9 años. Este fármaco no cura ni la gripe común. El virus no afecta al hombre en condiciones normales. Rumsfeld vende la patente del TAMIFLU a ROCHE y este le paga una fortuna. Roche adquiere el 90% de la producción del anís estrellado, base del antivírico. Los Gobiernos de todo el Mundo amenazan con una pandemia y compran a ROCHE cantidades industriales del producto. Nosotros acabamos pagando el medicamento y Rumsfeld, Cheney y Bush hacen el negocio....

¿ESTAMOS LOCOS, O SOMOS IDIOTAS? AL MENOS PASALO PARA QUE SE SEPA.

(enviado por e-mail)

É evidente que a possibilidade de previsão de fenómenos desta escala traz benefícios para a saúde humana a longo prazo, entre os quais a possibilidade de evitar altos níveis de mortalidade, como no passado aconteceu com fenómenos pandémicos semelhantes. É importante as pessoas estarem informadas, é importante cumprirem as normas de prevenção, principalmente as pessoas ligadas à criação de aves de capoeira. A prevenção pode (e ainda bem) salvar muitas vidas humanas. Toda esta realidade não deve ser desprezada, quanto a mim, e muito menos os esforços que todos os países estão a fazer no sentido de levar a bom porto esta campanha preventiva.

Mas também não podemos ficar indiferentes a este outro lado da questão. Não podemos esquecer que o pânico não é bom conselheiro, mas é um óptimo instrumento para levar as pessoas a atingir determinados comportamentos. Ainda me recordo do medo em relação a um hipotético surto de meningite que levou, aqui há poucos anos, as pessoas a comprarem em massa a vacina contra a meningite C, esgotando rapidamente os stocks nacionais existentes. E nesse ano não houve mais casos de meningite do que nos anos anteriores, simplesmente foram todos cuidadosamente noticiados nos telejornais, o que deu a ideia de que realmente haveria naquele ano mais casos que o normal. Não nos podemos esquecer do poder que a indústria farmacêutica tem no mundo inteiro. Não nos podemos esquecer nos biliões de dólares que todo este "estado de sítio" implica e movimenta. Sim, é triste, e é uma hipótese aterradora, mas não é de descartar de todo.

Na minha opinião, devemos estar em alerta máximo para ambas as possibilidades: tanto para a ameaça de uma provável pandemia, como para a ameaça de estarmos a ser vítimas de manipulação terrorista. É claro que, na dúvida, devemos prevenirmos, e não quero por em causa os esforços que a comunidade mundial está a fazer nesse sentido. Mas é bom mantermos os olhos abertos para possibilidades como esta.

2 comentários:

Nônô disse...

Olá papu,

Estou a qq momento à espera que o Afonso se junte à familia e agora que estou de baixa por causa dos "diabretes" gestacionais, tenho-me deliciado com as coisas que escreves e os desenhos dos teus meninos.

O nosso David, está bem? Agora vou reviver o tempo em que estive com ele, bem pequenino ;)

Depois envio-te um mail com as novidades.

Muitos beijos para todos

papu disse...

Nônô! Ainda estás aí? Estás barriguda??? Fico muito feliz por ti, deves estar nas nuvens, não?

Espero que esteja tudo bem :)
manda lá esse mail, antes de a criança nascer! ;)

beijos