quarta-feira, abril 05, 2006

O LIVRO DA QUARTA

Laura Esquível, Como Água para Chocolate




hoje é muito especial, porque esta autora é também uma das minhas preferidas. Este foi o primeiro livro que li dela, e desde então não tenho parado de a ler, só tenho pena que ela não escreva mais!

Esta história é deliciosa. O cenário principal é a cozinha, onde Tita passa a maior parte da sua vida. Desde criança que é na cozinha que ela prefere estar e onde se sente melhor. A cozinha é o coração da casa, e é também o lugar onde ela aprende tudo sobre a vida e os seus mistérios. É nela que ela se refugia para suspirar pelo seu amor a Pedro, e para cozinhar pratos deliciosos e únicos, cuidadosamente preparados com os ingredientes secretos dos seus afectos e emoções...

Pedro, apesar de também a amar, está prometido para a sua irmã. Segundo a tradição da época, Tita não pode casar-se porque a ela cabe o papel de acompanhar a mãe na velhice. Mas o seu coração não se conforma. Continua teimosamente a bater no seu peito, descompassado, completamente ávido de vida e de amor como um passarinho engaiolado.

E não vou contar mais nada, senão estrago-vos o prazer da surpresa! Só digo mais: que este livro é comovedor, é mágico, é hipnotizante. Cada capítulo começa com uma receita de cozinha. E com uma promessa de um novo sabor delicioso na boca.

Não percam... e lambam o prato com o pão!

12 comentários:

Tilangtang disse...

papu,
adoro ler, mas com tanta coisa em mãos fico com muito pouco tempo para as leituras. quando me iniciei no mundo dos livros pensei que tinha de começar pelo princípio e vá de comprar os clássicos. mas não aguentei e então leio em simultâneo, ora um clássico, ora um contemporâneo. por vezes acontece-me que, por uma qualquer razão, um determinado livro me chega às mãos e pronto lá vem mais um. chego a ler três livros ao mesmo tempo, mas verdadeiramente prefiro ler um de cada vez(para saborear melhor).

Tilangtang disse...

quanto à autora do dia, não conheço.

papu disse...

tens que conhecer!
a sério, não sabes o que estás a perder!
:)

papu disse...

só não apago este comentário porque não me apetece censurar a espontãneidade de quem o colocou... e por que assim aproveito para dizer que SOU COMPLETAMENTE CONTRA A UTILIZAÇÃO DE ÚTEROS ARTIFICIAIS, seja em que circunstâncias for.

Quanto à prostituição, se dependesse da minha vontade não haveria ninguém no mundo que tivesse necessidade de vender o corpo; como não posso fazer milagres, acho que sim, que a profissão deve ter dignidade e acho que as prostitutas devem ter todas as regalias de uma profissão normal.

No geral, acho que anda aí uma grande confusão nessa cabeça.

AGRADEÇO A QUE DE FUTURO NÃO UTILIZEM O MEU BLOGUE PARA DIVULGAÇÃO DE NADA QUE NÃO TENHA A VER COM OS ASSUNTOS DOS POSTS. OBRIGADO.

CLS disse...

Já li este e vi o filme tb. Adoro a história e a forma como ela descreve os pormenores, delicioso. Com este livro e com o "Cinco quartos da laranja" da Joanne Harris, passo a leitura a salivar :)!

Anónimo disse...

Grande livro, adorei, emprestei-o à minha cunhada, tenho que o pedir de volta.

O filme foi uma grande decepção para mim, não gostei nada.

Beijocas

LP disse...

ADORO! A autora e o livro! Viste o filme? Também é fantástico!

Mónica disse...

tb gostei do livro
qdo cozinho gosto de estar nesse estado de espirito, cozinhar com amor, mas às vezes é dificil, depois de tantos bifes com arroz...

nana disse...

também gostei muito deste livro!
a história dos fósforos é linda!!
;)

nana disse...

também vi o filme!
;)

Anónimo disse...

desculpa a invasao mas este livro e simplesmente perfeito!!

nunca li nada igual...!


espero que existam muitas Titas pelo mundo fora, que lutam pelos seus sentimentos e convicçoes!



escelente escolha literaria (:

Anónimo disse...

*excelente =X