terça-feira, junho 27, 2006

TEMOS

uma folha de papel na parede, com os nossos nomes. Quando alguém grita, põe-se uma estrela à frente do nome. Quem tiver menos estrelas ganha (não sei bem o quê, mas ganhará alguma coisa, com certeza...)

A ideia foi minha, que já andava farta de ouvir os meus próprios gritos. E ainda por cima o David também já se farta de gritar com o irmão. Então disse-lhes: "Nós temos de gritar menos uns com os outros. A mãe também. Quando a mãe gritar convosco, digam-me para eu não gritar!"

E logo ele veio com a ideia do quadro: "Podíamos fazer uma table! Punhamos assim os nossos nomes e depois quando alguém gritar leva uma star e quem tiver menos stars leva uma great star! E depois se numa semana não tiveres nenhuma star podes tirar uma star!"

E já está! Neste momento, o David e o Diogo têm ambos uma estrela cada uma, e a mãe tem três (!). Mas faltam atribuir uma à mãe e outra ao David. Como se pode ver, a mãe é a gritadora mor cá de casa. O pai não tem nenhuma, mas não pensem que não abre a goela: está é pouco tempo em casa!

Mas acho que tem resultado. Pelo menos comigo, não tenho gritado tanto. Só que às vezes sai mesmo, não há nada a fazer. Mas pelo menos agora só o faço em situações extremas, como chegar à casa de banho e dar com um rolo de papel higiénico ensopado em água e xixi em cima da máquina da roupa, que tinha caído dentro da sanita e que sua excelência não achou melhor sítio para pôr! (Bom, explicar porque diabo está a máquina da roupa na casa de banho fica para outro dia!)

- É pá, a mãe grita bué!!! - são estas constatações brilhantes, acompanhadas de um sorriso e duas gargalhadas, que fazem prever a utilidade e a eficácia desta elaborada estratégia de combate aos decibéis. Pelo menos passa a ser motivo de chacota! (no bom sentido, claro)

3 comentários:

Ana G disse...

bem jogado, david! :)
o calendário de estrelas é um instrumento que se aplica para monotorização comportamental na sala de aula e em modificação atitudinais em contexto clínico. e pelos vistos em casa também :))

Isabel Freire disse...

Olá papu,
Vou copiar a estratégia. Comparamos as estrelas, depois.
Abraço.
IF

* disse...

table e star! boa combinação!