domingo, dezembro 10, 2006

COINCIDÊNCIAS

Claro que me lembro da sua cave em Benfica! A Ulmeiro, com os livros a espreitarem-nos da montra, um ambiente acolhedor e familiar que nos fazia sentir bem vindos. Perdi a conta às vezes que lá entrei. Lembro-me de ir lá ainda criança, pela mão dos meus pais. As imagens não são muito nítidas, o que melhor recordo são os livros e o tom quente do vermelho da alcatifa. Continuei a ir, embora com menos regularidade, quando passou a ser Livrarte. Não sei porquê, mas lá em casa não gostámos muito da mudança, e sempre lhe chamámos e continuamos a chamar Ulmeiro. Com a abertura do Fonte Nova os nossos passos desviaram-se um pouco da sua rota, a verdade é que acabamos por sucumbir a estes esquemas do facilitismo consumista, com a desculpa de que a falta de tempo não nos permite grandes desvios nos percursos rotineiros, e acabamos a bendizer esta ideia cosmopolita de reinos comerciais onde podemos encontrar todo o tipo de coisas no mesmo espaço, sem ter de andar de um lado para o outro. Mas nunca deixei de todo de por lá passar, e se não entrava, demorava-me sempre a olhar a montra onde os livros habitavam já há tanto tempo como eu.

Estranho mundo este em que vivemos! Durante quase trinta anos os nossos caminhos estiveram tão perto, a umas centenas de metros, de certeza que nos cruzámos algumas vezes, e agora, a milhares de quilómetros, é que estabelecemos a comunicação, através dos blogues! A internet está a aproximar as pessoas, é um facto. Mas eu fico sempre com esta sensação de que estamos a comer gato por lebre - porque não é este o contacto que deveríamos priviegiar, mas sim o outro, o real, por oposição a virtual, aquele em que se estende a mão e se dá a cara.

Isto por falar em coincidências.

7 comentários:

José Antunes Ribeiro disse...

Olá, Papu, boa noite!
Que surpresa esta!Diria que estranhas coincidências...Como cheguei ao seu blog? As vezes entretenho-me a buscar outros blogs a partir do meu, ao acaso, sem ideia nenhuma do que vou encontrar. E uma noite dessas, descobri o seu no meio de uns quantos milhões?! E fiquei leitor atento. É verdade que este mundo virtual é uma espécie de gato por lebre, mas é sempre uma ponte e um caminho para a descoberta do outro, dos outros.
A Ulmeiro, Benfica, Av. do Uruguai, Livrarte, e já agora Assírio e Alvim, que nasceu a partir da Ulmeiro e de que fui co-fundador...mas estes contos são longos e dariam um livro!
Certamente que nos cruzámos por aqui, meu mais certo poiso há quase quarenta anos!
Se utilizar o Google e clicar em Livrarte, entre outras coisas, encontra algumas fotos do blog Kuentro sobre a loja hoje, misto de alfarrabista e casa de velharias (sobretudo papel velho, jornais ,fotos, revistas, folhetos...)e do blog do José Luis Ferreira,um texto muito fiel da minha intervenção no Museu da República e da Resistência exactamente sobre a Ulmeiro...Engraçado que o Zé Luís pertence também ao Clube dos que continuam a chamar Ulmeiro à loja!...
Obrigado pelo post, prazer em revê-la...até um ano destes em Benfica!

papu disse...

Já fui ao blog do José Ferreira e achei o tão interessante que acho que vale a pena ler. Aqui

E ó José, se quiser posso explicar-lhe como se fazem os links ;) não tem nada que saber. Aliás, quando está a escrever o post, no blogger, há lá um quadradinho para os links. É só clicar lá, depois de marcar o texto que quer que seja o "botão de acesso ao link" e pôr na janela que se abre o endereço do que quer linkar. Isto para o link aparecer no post

espero que não esteja muito confusa a explicação.

papu disse...

Quanto às fotografias, é engraçado porque por fora ainda está igual ao que sempre conheci, mas por dentro... Puxa! Tanta coisa! Realmente há muito tempo que lá não entro. Fiquei com vontade de ver de perto todos esses objectos e livros!

Alex disse...

não posso acreditar ...

realmente!
O mundo é muito pequeno.

Beijo Papu,
Abraço José!


O José deve ser das poucas pessoas em quem tropeçamos por acaso, e nunca mais esquecemos.

Boa semana amiguinha.

José Antunes Ribeiro disse...

Olá, Papu! Boa noite!
Olá, Alex, Boa noite!

Obrigado :) Que posso eu dizer?!

José Antunes Ribeiro disse...

Olá, Papu! Boa noite!
Olá, Alex, Boa noite!

Obrigado :) Que posso eu dizer?!

Alex disse...

Dizer? Não precisa dizer nada.
Mas pode continuar a escrever ...