Querem saber como foi hoje a aula do year 2, da parte da manhã?
Pois, mesmo que não, eu conto-vos.
Primeiro os meninos sentam-se todos no chão. Dão-se os bons dias às professoras e às auxiliares. Depois faz-se a chamada, para ver quem falta. Mas a professora não chama apenas os nomes de cada um, diz "Good morning, X!" quase trinta vezes, e cada um responde com um "Have a wonderful day" ou qualquer coisa do género.
Começaram por dar duas medalhas a dois meninos que se portaram bem no dia anterior, ou que trabalharam muito, ou que fizeram qualquer outra coisa que tenha sobressaído. Os miúdos puseram as medalhas ao pescoço, muito contentes. Relembraram-lhes que usar a medalha é uma grande responsabilidade, porque toda a gente vai reparar nisso, e eles vão ter de se comportar adequadamente ao "estatuto" que a medalha lhes confere.
Seguidamente, trabalharam sobre as definições. O que é uma definição? Ideias. Depois de reverem o conceito, escreveram em conjunto a definição para sólido e líquido. Uma vez escritas estas definições no quadro, trabalharam em grupos para encontrar a definição para derreter e congelar. Entretanto, voltaram a sentar-se no tapete para lerem algumas das definições encontradas. A pçrofessora leu, então, as definições destas palavras num glossário para crianças (Oxford Glossary for children), e muitas das definições dadas pelos alunos usavam palavras semelhantes àquelas.
Voltaram a formar-se grupos, desta vez para aferir o resultado de uma experiência efectuada no dia anterior. A experiência consistiu em observar as propriedades do leite, sopa de tomate, ketchup, iogurte e banana. De seguida, foi-lhes pedido que prevessem o que aconteceria se cada uma daquelas substâncias fosse colocada num sítio muito frio, como o congelador. Eles pensaram e escreveram as suas previsões numa folha. Depois, colocaram um bocadinho de cada substância numa couvette e colocaram a couvette no congelador. Hoje, era-lhes pedido que aferissem o resultado e verificassem se a sua previsão estava correcta.
Sentaram-se em grupos, cada grupo com a sua couvette. Para além da verificação, tinham de descrever as popriedades da substância, depois de congelada: se mudou de cor, se ainda se sentia o seu cheiro, etc.
No fim da manhã, foi-lhes descrita a próxima experiência, que irão realizar na terça feira: fazer com que um bocado de chocolate e de manteiga fiquem mais moles. Primeiro, perguntaram-lhes em que estado está o chocolate e a manteiga. Todos concluíram que era sólido. Depois, tiveram de discutir com o parceiro do lado como é que se pode amolecer um sólido. No fim, cada um ia dizendo a sua sugestão e escreveu-se tudo num quadro. Por fim, escolheram três métodos diferentes, que irão pôr em prática na terça-feira.
O único material utilizado foram quadros plastificados onde eles escreveram as definições, canetas e apagadores, as folhas de papel onde estavam escritas as previsões, num quadro, lápis, borracha, e as couvettes com os alimentos.
And that's it, folks!
1 comentário:
Pois, é parecido com a escola que se faz por cá. Onde todos estão sentados à mesa e a professora debita. O que se refere são os erros, os mal comportados e não as excelências. Se calhar é por isso que depois vemos o que vemos por aí no youtube...
Enviar um comentário