sexta-feira, setembro 05, 2008

Altas e baixas pressões

Por aqui, o cinzento desprende-se, vagaroso, das nuvens baixas, e cola-se-nos à alma. Andamos pardacentos, cabisbaixos. Deprimidos. Sabem o que é uma depressão? É um centro de baixas pressões, também conhecido por ciclone. A instabilidade do ar produz a sua elevação, dando origem a nuvens e precipitação. Os ventos ascendentes favorecem a formação de nuvens na vertical, que podem originar fortes chuvadas e aguaceiros. As baixas pressões produzem a instabilidade, a ascenção, a leveza do ar, ao passo que, nas altas pressões, o ar afunda-se, vindo de cima, aquecendo e ficando mais estável, formando uma espécie de tampão que tranquiliza a atmosfera envolvente, como um abraço quente e apertado.
A leveza e a ascenção produzem a instabilidade e o mau tempo. Talvez seja por isso que os sonhadores, aqueles que andam sempre na lua, sejam mais vulneráveis às depressões, ao passo que quem tem os dois pés bem assentes na terra não sofra tanto com os desvarios da alma. Será? Será que a nossa cabeça funciona como o ar que a envolve? Não sei, mas não deixa de ser curioso. A nós, quando a pressão é grande, salta-nos a tampa e gera-se a instabilidade, ao passo que, tantas vezes, ansiamos soltar-nos, sentir-nos leves, podermos aliviar a pressão e quiçá deixar-nos levitar, em movimento ascendente, para assim encontrar a idílica paz de espírito, ou seja, a estabilidade. Exactamente o oposto das condições atmosféricas, já repararam?

Mas que este tempo deprime, isso deprime, posso garantir-vos pelo testemunho de quase toda a gente com quem tenho falado ultimamente, ingleses incluídos. A dúvida que se instala é, será realmente só o tempo? Ou mais qualquer coisa indizível que esta cidade tem, e que oprime, de alguma forma, a tão almejada leveza e paz de espírito?

Sem comentários: