sábado, setembro 06, 2008

Tejo


Eu sei que é triste.
Quando era pequenina, e morria algum gato lá da casa da avó, eu detestava ouvir aquela frase cruel que tantas vezes ouvia, e que me diziam para estancar as lágrimas e os gritos que eu não era capaz de calar:
- Se fosse uma pessoa era muito pior...
Claro que não era pior, para o meu coração destroçado era bem preferível que tivesse morrido a vizinha do lado, ou a padeira, ou o carteiro, ou outra pessoa qualquer, desde que, claro, fosse um nome completamente anónimo no meu universo de pouco menos que a dezena de anos.
Acho que quando crescemos nos esquecemos da crueldade dessa frase, a não ser que nos morra um desses amigos mais que fiéis, pessoa ou animal, não importa, o que importa é o lugar que ocupam no nosso coração. E o coração é como o universo: expande-se até ao infinito, para albergar galáxias imensas e acolher pequenos átomos de mundos infinitamente minúsculos e, ao mesmo tempo, gigantescos.
Guardem-no assim, vivo, e deixem-no ir, em paz.
Para que fiquem em paz, vocês também.

Muitos beijos daqui de looooonge.

3 comentários:

morfose disse...

É realmente uma frase cruel.
No outro dia, a Matilde escapuliu-se por entre o portão aberto e fugiu para a estrada. Deixei de a ver durante cerca de 40 minutos. Chorei baba e ranho, sozinha à procura dela. Houve uma senhora que parou o carro e me ajudou, vendo-me naquele estado. Mas pouca gente se identifica com este tipo de dor. Como é triste o Homem ter-se desligado assim dos animais.

Anónimo disse...

Obrigada pelas vossas palavras, perdi tudo o que tinha escrito, agora já não sai nada, só sei que tem sido muito, muito difícil estar sem ele. Beijinhos

Anónimo disse...

Obrigada por esta foto do nosso querido Tejocas