quinta-feira, fevereiro 04, 2010

Filhos

Encontrei a mãe de um amigo do David no recreio da escola, enquanto esperava por eles. Fui ter com ela para dois dedos de conversa. Comentámos o quanto os nossos filhos estão crescidos, tão pouco que falta para a secundária, essas coisas. Referi que, ao olharmos para eles, parece que crescem todos os dias. Fisicamente, acrescentei, porque na cabeça às vezes parece que regridem... Gargalhámos um bocado sobre a imaturidade do género masculino em geral. Ela acha que eles já não crescem mais. Na cabeça. Eu, apesar de me ter fartado de rir e mandado umas piadas assim um pouco más sobre o assunto, não acredito. Até acho que sim, que o que mais há para aí são homens com idade mental inferior a 7 anos. Mas mulheres também. Não, recuso-me a aceitar uma coisa dessas. Sei que os meus filhos vão crescer, e não apenas em altura. Sei porque os conheço e porque vejo o quanto crescem todos os dias, apesar de às vezes parecer que ainda têm 5 anos. Crescer é assim, complexo e contraditório. E anda-se para trás na mesma medida em que se anda para a frente. Agora as expetativas, essas, têm de estar lá em cima. Não há pior do que pais com expetativas baixas. Muito pior do que pais sem expetativas.
No outro dia a minha amiga perguntou-me, ao ouvir o Diogo ler, o que é que eu fiz para ele ler assim tão bem. Eu respondi que não fiz nada, e é verdade. Podia ter respondido: esperei. Esperei quando ele não queria ler, porque se atrapalhava. Esperei e não insisti. Nunca deixei de lhe ler uma estória só porque ele não queria ler. Às vezes perguntava-lhe: não queres ler tu hoje?, e se ele dizia que não, não insistia. Esperei e tive confiança de que ele chegaria lá. No fundo, sempre soube que ele chegaria lá.

1 comentário:

Lelena Lucas disse...

Também ando às voltas com o crescimento dos filhotes. O mais velho então, vai adolescendo tanto na aparência quanto nos interesses e vontades. Mas são tão pequenos e dependentes ainda! Difícil começar a tomar rédea de algumas coisas da vida. Tarefa difícil crescer.
Beijo