sexta-feira, maio 07, 2010

Polling day 2

Para além de não refletir, o pessoal também não se apressa. Como pode votar até às 10 da noite, vai-se arrastando na espera, mais um copito, ver o East Enders e tal, e depois olha, filas e filas de gente à última da hora nas poll stations, que durante todo o dia estiveram às moscas. Resultado: uma boa quantidade de gente que saiu de casa e não pôde meter a cruzinha lá no quadradinho. Azar. E ainda falam na pontualidade dos ingleses...
A cruzinha, aqui, não se mete num quadradinho, mas num espaço em branco que há em frente do nome do partido e respetivo candidato. E também não se faz a caneta... mas a lápis! Assim um daqueles lápis de bico grosso, que não deixa vinco no papel. Estão a ver bem? Nas autárquicas podemos pôr três cruzinhas, ou seja, votar em três candidatos diferentes (três é o máximo). Coisa esquisita, não? E depois dobramos o papel ao meio (tem o tamanho A4) e enfiamo-lo na urna, que já deve estar a abarrotar e o papelote não entra completamente, e vem de lá a senhora de régua em punho para ajudar aquilo a ir para baixo.
Quando chegou a minha vez e ouvi a senhora dizer "yellow only" franzi o nariz, porque é que só posso votar no amarelo? Os boletins amarelos eram para eleger os candidatos ao Council (autarquias) e os brancos eram para o parlamento. Nem precisei de perguntar, o que se passa é que os residentes estrangeiros têm direito de voto limitado, apesar de sermos cidadãos da Comunidade Europeia. Para se poder votar para o parlamento tem de se ser British Citizen, uma coisa que ainda não nos deu para aí. Talvez um dia, quem sabe, nos dê para aí. Não deve doer, acho; a pior parte é o juramento à rainha, mas devem deixar-nos levar cábulas.
Foi a primeira vez que votei desde que cá estou. Nas outras vezes pura e simplesmente ignorei o assunto. É que uma gaja acabada de imigrar, com duas crianças, uma delas bebé, não sei se estão a ver. Há coisas que pura e simplesmente ficam de lado.
Ora bem, então temos o Green Party a eleger o primeiro MP. Muito bem. Podia ter sido com o meu voto, pois podia, mas não foi que não me deixaram. Os labours levaram a sova que merecem, digo eu. Mas é uma tristeza, pois é. Os conservatives não devem estar lá muito contentes com a maioria relativa, terão de contar com o apoio dos lib dem, o que não lhes deve cair muito em gosto a eles, mas a nós sim. O BNP consegue cerca de meio milhão de votos nacionais. Uma tristeza. Se o sistema eleitoral não fosse esta coisa esquisita que é já estavam lá. Pois é.
E não me ocorre dizer mais nada.

Sem comentários: