quinta-feira, dezembro 15, 2011

Situações caricatas

Blogues como A Livreira Anarquista ou Pó dos Livros, para além de muito interessantes, fazem-nos soltar gargalhadas pelas situações caricatas que descrevem, onde habitualmente sobressai a ignorância da freguesia. Pois enquanto lia alguns desses posts hilariantes veio-me à memória uma situação igualmente caricata que se passou comigo, mas ao contrário: tinha eu cerca de 14 anos quando li o Cão e os Caluandas, do Pepetela, e como tivesse adorado, resolvi ler os livros todos dele. Ora um dos primeiros, ou o primeiro, já não me recordo (Mayombe) foi impossível de encontrar, e acabei por ler um exemplar que um familiar me emprestou. Corri inúmeras livrarias, todas em centros comerciais (lembro-me de ter ido ao Fonte Nove e ao Alvalade, pelo menos), e de cada vez que perguntava pelo livro as pessoas olhavam para mim como se estivesse a pedir que me vendessem um elefante com asas. Mas o mais surreal foi uma das empregadas, que se virou para um outro empregado, perguntando: Olha lá, temos o Pepetela do Mayombe?

Sem comentários: