quarta-feira, setembro 07, 2005

PRECONCEITOS

Quem disse que os ingleses são pessoas frias?
Bom, quem o disse concerteza que se referiu ao esteriótipo do inglês: pele branca, olhos claros, cabelo loiro. Ainda os há, claro, mas cada vez mais vemos peles morenas, escuras, pretas, cabelos castanhos, carapinhas, enfim, o cidadão britânico típico está em vias de se multi-racializar.
Mas isto vinha a propósito da frieza supostamente atribuída a este povo. Frieza, só se for do clima. Todos os dias quando saio à rua vejo caras sorridentes. É claro que também vejo caras fechadas (como em todo o lado). Mas onde eu queria chegar era à forma calorosa com que o meu filho e os novos alunos foram recebidos na nova escola. Para começar, o Headteacher veio buscar-nos, aos novos alunos e aos pais, e acompanhou-nos até às respectivas salas, onde já estavam as professoras e os outros alunos. Apresentou cada aluno pelo seu nome, repetindo-o várias vezes para que não o esquecesse. Pediu aos restantes meninos que olhassem pelos novos, pois eles não estavam com umas caras lá muito contentes, a ver se no final do dia já seriam visíveis alguns sorrisos, e avisou-os de que se vissem algum deles com ar perdido para oferecerem de imediato a sua ajuda. Isto tudo dito de uma forma carinhosa, amigável, confiante. Já estava a par das características dos novos alunos (por exemplo, já sabia que o David falava português como 1ª língua) e não hesitou em avisar uma das professoras de que talvez ele precisasse de alguma ajuda. Todas as professoras e todos os funcionários são simpáticos, têm sempre um sorriso e uma palavra amável, e não hesitam em ajudar e em oferecer ajuda. E tratam toda a gente da mesma forma, brancos e pretos, ingleses, portugueses, espanhóis, árabes, chineses, etc, etc. A escola é bonita, cheia de trabalhos e desenhos nas paredes, com muito espaço e muito arrumada (o que é raro por aqui, devo dizer, na outra escola havia muita desarrumação). Enfim, todos são amáveis, todos nos saúdam com um "good morning" desde o senhor que nos abre a porta a toda a gente com quem nos cruzamos. É como se fôssemos uma grande família.
E é bom, sentirmo-nos assim, benvindos.

1 comentário:

papu disse...

É claro que há muita gente antipática por aqui, principalmente entre os ingleses!

Mas por acaso tenho encontrado muitos ingleses simpáticos, principalmente na escola! Pode ser uma excepção, não sei, ou então é sorte!

Na minha escola (onde aprendi inglês) o pessoal também é impecável, tirando uma pessoa ou outra...