sexta-feira, dezembro 09, 2005

FAZEM-ME CONFUSÃO

as crianças que não bebem leite e nem comem sopa.

E atenção, esta minha afirmação não tem nada de moralista. Não estou a referir-me àquelas crianças que, num período mais agudo da sua negatividade, se recusam a comer. O Diogo, quando chegámos aqui, esteve meses e meses a comer apenas papas, fruta e iogurtes e a beber leite, porque não queria comer mais nada. Foi uma dor de cabeça pô-lo a comer sopa e depois a aceitar outros alimentos. Mas agora isso já passou. O David teve uma fase em que não comia sopa em casa. Eu não me preocupei muito, porque na escola ele comia tudo (incuindo a sopa) e achei que aquilo era passageiro. Hoje come sopa todos os dias.

O que me faz confusão é estes hábitos não existirem e não se educarem. Aqui no Reino Unido as pessoas pura e simplesmente não comem sopa (a sopa deles é o cup-a-soup, pré-cozinhado, evidentemente). Está claro que nas escolas não se faz sopa. Está claro que em casa muito menos. E por consequência, o hábito não se cria.

Depois há crianças que ao lanche bebem apenas sumos (de pacotes, obviamente) e comem uns snacks. Leite? O que é isso? Não bebem. E recusam, porque não gostam. Mas como é que podem gostar, se pura e simplesmente se desabituaram? Beber leite é um hábito que nos acompanha desde tenra idade, é apenas preciso mantê-lo. E pronto, se as crianças pedem um bocadinho de chocolate no leite a partir de certa altura, porque não? Mas não beber, de todo? É evidente que os sumos e outras bebidas açucaradas são mais apetecíveis. E provocam habituação e dependência. Sim, não sabiam que o açúcar também é uma droga?

Faz-me confusão, isto, faz-me tanta confusão!

Outra coisa que me deixa a pensar, são os miúdos que não têm livros no quarto. Há, claro que há. Têm a playstation, alguns até têm televisão, têm caixotes de brinquedos, mas livros, não. E não, não precisam de saber ler. Os livros são (deviam ser) companheiros desde a mais tenra idade.

7 comentários:

Camis disse...

Como é engraçado essa coisa de cultura. Aqui no Brasil bebemos leite demais, tomamos sopa, mas nem sempre. Nas escolas públicas o leite vem adicionado de água e maisena, pra render mais. E a merenda é sempre de alguma sopa... Mas livro, eita país difícil pra leitura aqui. Tem cidade que nem bibliotecas têm, tem crianças que nem escolas têm, tem criança que trabalha desde cedo... Aqui a coisa é bem difícil!
beijos

Tilangtang disse...

também a mim me faz confusão

papu disse...

É claro q há muita criança no mundo a passar fome... a não ir à escola... a trabalhar desde cedo... há situações muito difíceis mesmo. Não me esqueço dessas.

Mas depois há este outro tipo de carência, em que há condições para as coisas, mas não há interesse, não há motivação. Realmente, o mundo é tão desequilibrado: há crianças que não têm brinquedos, vivem em condições precárias, passam fome; outras há que têm brinquedos demais, mas se a gente for a ver esses brinquedos também não são os adequados... e com a comida é a mesma coisa: não passam fome, mas comem tão mal, que acabam por ter falta de nutrientes indispensáveis, alimentam-se de forma completamente desequilibrada, e a sua saúde vai sofrer com isso a longo prazo...

Obrigada pelo teu comentário. Bem vinda :)

Miduxe disse...

Papuuuuuuuuuuuuuuuuuuu!
Fiz a plasticina com farinha,sal e àgua e ficou uma coisa peganhenta,socorro!!!!!!!!!!!

Quanto a este post, tb eu digo o mesmo! Cà em casa todos gostamos de sopinha e leite.
bjs

papu disse...

Tens de juntar mais farinha, se está peganhento, até ficar com a consistência desejada. Amassa bem. Não desistas :)

papu disse...

Olá Nascitura, olá Alex.
Muitos beijinhos também. E viva o leite e a sopa!
:)

sm disse...

Isso tb. me faz confusão, eu não suporto leite, mas sempre me fizeram beber, mesmo obrigada, muito obrigada, lá passei a infância a fazer um enorme sacrifício que só me fez bem. Sopa, tb. era como a Mafaldinha: "Só para lá da fronteira ideológica!!!" ;)), mas não me fez nada mal que os meus paizinhos me tivessem forçado a comer e tenciono sem exageros fazer disso um hábito para os meus.

Ausência de livros... na escola dos meus filhos as professoras, do berçário, tiveram que pedir para a beca deixar de levar livros para a escola dado que os outros meninos não estavam habituados e simplesmente destruíam os livros, acham normal?? Eu não!!!

:)
Sandra